Whovians do planeta inteiro planejam reassistir, ao mesmo tempo, a “The Day of the Doctor”

Anote na sua agenda, dia 21 de março de 2020, às 16 horas de Brasília, os fãs de Doctor Who de todo o mundo pretendem assistir juntos, simultaneamente, ao episódio especial de aniversário de 50 anos, “The Day of the Doctor”, contra a tristeza do isolamento pelo Coronavírus, com a hashtag #SaveTheDay.

Com o mundo em turbulência graças à pandemia de coronavírus, que melhor época para revisitar a hora mais importante do Doutor? Enquanto amantes de TV em todo lugar se autoisolam e assistem confortavelmente a seus programas favoritos, os fãs de Doctor Who dão um passo além, organizando reassistirem, todos juntos on-line, ao especial de aniversário de 50 anos, “The Day of the Doctor”, neste sábado, dia 21 de março.

A ideia é simples. Às 16 horas (horário de Brasília), whovians vão começar a dar play no esmagador especial na Netflix (internacional), BBC iPlayer, DVD, Globoplay (Brasil) ou qualquer outro serviço pago de streaming, e assistir simultaneamento em todo o planeta.

Enquanto isso, qualquer um que se junte ao movimento pode seguir uma discussão ao vivo no Twitter usando a hashtag #SaveTheDay e comentar seus melhores momentos do aniversário de 2013. Afinal de contas, qual melhor show poderia haver para se viajar de volta no tempo?

De quem surgiu a ideia

A escritora e jornalista da revista britânica oficial do programa, Doctor Who Magazine, Emily Cook, foi quem propôs a ideia no Twitter:

“O pensamento por trás disso é que, na ausência de novos episódios agora que a 12ª temporada acabou, e pelo fato de que muitas pessoas estão presas em casa em autoisolamento sem poderem sair para qualquer tipo de entretenimento, eu quis encontrar um jeito positivo de usar o poder de Doctor Who para manter os fãs interagindo.”

Se a programação der certo, Emily diz que pode ser a primeira de muitas, com planos de tentar revisitar o episódio “Rose” em 26 de março (aniversário de 15 anos da estreia do primeiro episódio da era moderna de Doctor Who) e o episódio de estreia da era do 11º Doutor, “The Eleventh Hour”, no dia 3 de abril (aniversário de 10 anos da primeira transmissão desse episódio).

“A ideia parece ter sido muito bem recebida até agora. Se funcionar e for um sucesso, eu definitivamente vou planejar mais desses “Who em Casa” simultâneos nas próximas semanas, dando oportunidade aos fãs que forem se juntar de votarem em quais próximos episódios eles gostariam de assistir juntos”.

 

“The Day of the Doctor”, o especial de 50 anos

Escrito pelo então showrunner Steven Moffat, “The Day of the Doctor” foi uma imensa sensação quando estreou em 2013, pontuando audiências massivas e acalmação da crítica ao marcar as cinco décadas de Doctor Who nas telas.

Estrelando Matt Smith, David Tennant, John Hurt, Billie Piper e Jenna Coleman em meio a muitos outros atores e surpreendentes reaparições, o episódio viu o(s) Doutor(es) unir seus “eus” do passado e do futuro para parar uma mortal ameaça Zygon, salvar Gallifrey da Guerra do Tempo e desbloquear segredos do seu próprio passado.

#SavetheDay

Na época do pré-lançamento do especial, que foi ao ar nos cinemas de muitos países também simultaneamente (no Brasil às 17 horas de Brasília) em 23 de novembro de 2013, a equipe de marketing da BBC propagou a hashtag #SaveTheDay.

O termo em inglês é muito usado para muitos eventos e lançamentos, no sentido de “Reserve este dia na sua agenda”, mas também tem um duplo sentido, o de “Salvar o dia”. Assim, no “Dia do Doutor”, foi a vez dele “salvar o dia” mais escuro e mais importante da Última Grande Guerra do Tempo, o dia em que o Doutor da Guerra colocaria um dramático fim nos Senhores do Tempo e nos Daleks para sempre (ou quase isso).

Os fãs no Brasil poderão assistir on-line ao episódio The Day of the Doctor” no dia 21 de março, às 16 horas, pela GloboPlay, serviço pago que contém todas as 12 temporadas modernas de Doctor Who em versões dubladas e legendadas, além dos episódios especiais entre elas.

O próximo episódio inédito de Doctor Who, “Revolution of the Daleks”, vai ao ar pela BBC One durante o Natal de 2020 ou durante o Ano Novo de 2021.

 

Texto: Radio Times
Tradução e complementos: Djonatha Geremias (Universo Who)

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!
Fechar Menu