Marco Polo recuperado? Não é bem assim.

marco

Desde a exibição de “An Adventure in Space and Time”, rumores de que o 4º arco da série clássica, Marco Polo, teria sido em sua totalidade recuperado circulam a internet. No especial escrito por Mark Gatiss, vemos Mark Eden, que faz o papel título do arco como Donald Baverstock, controlador-chefe da BBC1 na época do começo de Doctor Who. Até o momento, não passa de boato, mas não descarto a possibilidade de que ao menos um pedacinho dessa história toda seja verdade.

A notícia que veio do The Daily Mail é de que a BBC teria conseguido filmes de 16mm do episódio, que seriam gravações feitas por um fã da exibição original dos episódios feitas com câmeras de cinema da época (1964). Apenas vídeo, mas felizmente boa parte do áudio desse arco existe também graças à gravação de fãs. Segundo o jornal, a BBC Worldwide lançaria o arco em Dezembro, e estaria no momento tentando manter absoluto segredo quanto a isso.

Mark Eden em 64 e atualmente.
Mark Eden em “Marco Polo” e em “An Adventure in Space and Time”.

A última notícia que temos dessa história vem do dia 22 de Novembro, e é uma declaração vinda de uma fonte de dentro da BBC Worldwide, que afirmou o seguinte: “Há sempre rumores quanto à episódios perdidos de Doctor Who, mas não podemos confirmar novas descobertas.”

1º Doctor com Kublai Khan, neto de Gengis Khan, e Marco Polo.
1º Doctor com Kublai Khan, neto de Gengis Khan, e Marco Polo.

The Daily Mail foi um dos tabloides que noticiaram há não muito tempo que a Corporação havia recuperado quase uma centena de episódios da série clássica, quando, na verdade, o que se tinha era “The Enemy of the World” e “The Web of Fear”. Não é uma fonte confiável, mas é esperar pra ver. Provavelmente, algo foi encontrado. Agora, se foi uma cena, um episódio, se foi desse arco, não se sabe. A atitude da BBC quanto aos rumores, a notícia dos tabloides e o clima nos fóruns whovians é parecido com o que tivemos antes da confirmação do arcos encontrados em Outubro.

Marco Polo é ao meu ver o caso mais lastimável de arco perdido, não resta sequer um segundo de filmagem! Sua história é fantástica, assim como sua ambientação, diria que é entre as reconstruções, uma das poucas que vale a pena ver a qualquer custo. (E se ficar por acaso interessado, está disponível aqui.)

Tendo eu mesmo administrado a legendagem desse arco há 3 anos, e sendo “um fangirl” do 1º Doctor, desejo MUITO que a notícia se confirme, mas,  no compromisso que nós da equipe do Universo Who temos em transmitir apenas a mais completa verdade, sou obrigado a decepcionar quem já estava radiante com a recuperação dos episódios.

O desenrolar e a conclusão dessa história, você pode acompanhar em nosso Twitter e na nossa página do Facebook!

 

Fontes: DigitalSpy – The Daily Mail – Metro – The Telegraph

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!
Fechar Menu