Jodie 2019: Começou a pré-produção da 12ª temporada de Doctor Who

Esqueça o rumor de que não haveria nova temporada em 2019, porque a pré-produção da 12ª temporada de Doctor Who já começou, e Jodie Whittaker reprisará o papel principal!

Esqueça o rumor de que não haveria nova temporada em 2019, porque a pré-produção da 12ª temporada já começou, e Jodie Whittaker reprisará o papel principal em Doctor Who!

A novidade chegou graças à divulgação do currículo de um membro da equipe e alguns tweets. Curioso, né? Venha entender essa história com a gente!

Fica, vai ter Temporada em 2019!

Desmentindo o rumor, um membro oficial da equipe técnica de Doctor Who confirmou publicamente o que nós, fãs, queríamos muito. A 12º temporada de Doctor Who deve acontecer sim ainda em 2019, e a pré-produção já começou!

O que é a pré-produção?

Pré-produção é como se chama todo o planejamento cinematográfico antes do dia da filmagem. Isso envolve criação de roteiros, escolha de locações, contratação de equipe técnica e elenco, burocracias, etc. Os dias de filmagem são chamados de Produção, e tudo que acontece após as filmagens até a estreia chama-se Pós-produção.

Como foi confirmado?

Primeiramente, o designer de figurinos Ray Holman anunciou no Twitter que foi chamado pela BBC para trabalhar na 2ª temporada de Jodie Whittaker (ou seja, a 12º temporada de Doctor Who), para 2019.

Confira o tweet original seguido da nossa tradução livre:

“Todos os meus amados projetos estão se conflitando em 2019. ‘Liar 2’ está sendo filmado, ‘The Split 2’ está sendo filmado, e o mesmo acontece com a segunda temporada de Who da Jodie. Fui chamado para ‘ser o designer’ de todos estes três, mas eu só posso fazer um, porque TODOS eles se chocam. Eu amo todos eles. O que fazer?”

Isso é que é um profissional sortudo e competente, hein… As três séries que ele ama (de três produtoras diferentes) o estão requisitando, mas todas acontecem ao mesmo tempo em 2019. Então ele precisa escolher apenas uma delas para trabalhar.

Por qual ele se decidiu?

Oh, dúvida cruel… Vamos responder com os tweets dele:

“Os fãs de ‘Liar’ são brilhantes. Os fãs de ‘The Split’ amam o programa e as roupas. Os fãs de ‘Doctor Who’ são… ‘na maioria’ amáveis, mas cheio de críticos de sofá e alguns sem-noção tóxicos. Todos tem a escolha de comportar-se bem ou não, lembre-se.”

Ai.

Bom, não é novidade para ninguém que o fandom de Doctor Who, seja no Brasil ou no Reino Unido, ultimamente tem agido de forma bem tóxica, com comentários de ódio, racistas, homofóbicos e misóginos.

Infelizmente, essa fama está marcando negativamente a comunidade whovian… Felizmente, esse ódio todo não foi o suficiente para afastar pessoas talentosas como o bem requisitado Holman. Confira:

“Está tudo decidido. Eu estive meditando sobre isso desde que comecei ‘Fleabag’ e deixei todos eles esperando. Porém, estou retornando para fazer Doctor Who. Isto será inédito para mim, sempre segui em frente para fazer coisas novas, então isto é algo importante. Uhull.

Uhull mesmo, não só porque ele estará na equipe, mas porque vamos ter sim a 12ª temporada de Doctor Who em 2019. Holman ainda não saiu do nosso “Time TARDIS”!

A propósito, Fleabag é uma série de comédia britânica.

“Estou triste pelos outros e vou sentir saudades do elenco de ambos ‘Liar’ e ‘The Split’, amo todos eles. É difícil deixar as coisas que você trabalhou pesado para estabelecer, mas ainda não terminei com o Time TARDIS.”

E estamos torcendo para que não termine esse relacionamento tão cedo, Hol-hol!

Já está no currículo

O orgulho de participar de Doctor Who foi tão intenso (e como não ser) que Holman já publicou no currículo.

Segura esse print:

Aqui, temos a confirmação de que a pré-produção da 12ª temporada de Doctor Who já começou em 2018 e segue para 2019, pela BBC One.

No entanto, é importante lembrar que a BBC ainda não confirmou oficialmente. Porém, esta é a primeira manifestação de alguém realmente da equipe técnica sobre uma 12ª temporada em 2019.

Tchau, rumor de hiato!

Se tem uma palavra que assusta os whovians de plantão é a palavra “hiato”, quando se trata da produção da nossa série amada.

Dessa vez, foi de novo o sensacionalista The Mirror quem veio com o boato de que não teríamos a 12ª temporada de Doctor Who em 2019. Já não é a primeira vez que este site (assim como o The Sun) dão notícias falsas ou rumores que não se confirmam sobre nossa série britânica.

O Universo Who tem por padrão não propagar notícias dessas duas fontes e sugere a você fã que cuide antes de o fazê-lo.

O The Mirror alegou em uma notícia sem fontes declaradas (como quase sempre) que a 12ª temporada de Doctor Who poderia ir ao ar somente em 2020, devido a um “atraso nas filmagens”:

“Os fãs de Doctor Who estão para enfrentar um ano de “hiato” sem temporada para assistir em 2019, já que as filmagens tem sido freadas por mais de três meses. Apesar de o roteirista Chris Chibnall ter já escrito a maior parte da 12ª temporada, as filmagens não devem começar antes do Ano Novo.

E a alegada fonte oculta do The Mirror teria dito o seguinte:

“Parece ser muito mais provável que a próxima temporada irá ao ar no inverno ou primavera de 2020. Simplesmente, não há tempo para terminar de filmar e editar tudo antes de outubro de 2019. É [um prazo] muito apertado. Estamos diante de um ano de hiato.”

Radio Times foi apurar…

A confiável Radio Times investigou essa possibilidade e também entrevistou uma fonte oculta do alto escalão, que teria negado o boato:

“Nós vamos começar a produzir no mês que vem, mas ainda é muito cedo para decisões de agenda. Sequer tínhamos decidido quando a temporada atual iria estrear enquanto a estávamos filmando – só decidimos alguns meses atrás.”

Para finalizar, a Radio Times escreveu que “um período curto de filmagens não significa atrasar a estreia mesmo que as filmagens comecem um pouco mais tarde do que na 11ª temporada”. Ela ainda justificou que havia vários outros fatores que demandaram mais tempo para estrear a 11ª. Alguns seriam a construção da nova TARDIS e testes com novas equipes de produção, dentre outros.

Vamos torcer!

Já sofremos recentemente com um hiato de um ano, entre as 9ª e a 10ª temporadas, com apenas dois especiais de Natal entre elas.

O caso mais tenebroso foi em 1989, no cancelamento da série clássica, que só acabou definitivamente em 2005 com o retorno da era moderna. Nesse meio tempo, tivemos apenas o filme de 1996 e alguns materiais não-cânones.

Agora que sabemos que a pré-produção já começou, vamos cruzar os dedos e torcer para que a estreia se confirme pela BBC ainda em 2019.

 

Texto: Djonatha Geremias (Universo Who)
Fontes:
Radio Times e Doctor Who TV

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!
error
Fechar Menu