Entenda por que o SyFy não renovará novas aventuras de Doctor Who no Brasil

syfy

Um dia após os whovians comemorarem o aniversário de 54 anos da série, uma notícia triste para os brasileiros: o canal de TV por assinatura SyFy anunciou na manhã de hoje, 24 de novembro, que não vai mais transmitir novos episódios de Doctor Who, por suposto desinteresse da BBC.

O motivo é a não renovação do contrato para a próxima temporada (11ª, de 2018) e também para o Especial de Natal deste ano, que contaria com a regeneração do 12º Doutor para a 13ª Doutora. Porém, o Syfy vai continuar reprisando os episódios com os quais a emissora já havia contrato de permissão com a BBC.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo promocional nas mídias sociais do canal pago, homenageando os fãs e agradecendo:

O vídeo foi acompanhado da seguinte mensagem:

“Foi fantástico fazer parte da história de Doctor Who. Mas é com os dois corações partidos que nós, do Syfy, nos despedimos das próximas aventuras da série! Mas fique ligado: continuaremos exibindo as temporadas anteriores. Nosso eterno obrigado aos whovians pela parceria e Allons-y!”

Repercussão

Isso não foi o suficiente para consolar os whovians brasileiros que acompanharam a série pela televisão. Muitos comentaram com memes tristes e mensagens de luto.

No Twitter, mensagens de apoio, agradecimento e memórias dos bons momentos, enquanto o SyFy, além de transmitir a série, também posicionou-se como fã, inclusive presenteando Peter Capaldi com uma camiseta personalizada da seleção brasileira de futebol.

syfy2

Iniciativa não teria sido do SyFy

Por outro lado, muitos fãs também pediam que o SyFy revisse o contrato e renovasse a série, mas a equipe de mídias sociais respondeu que os direitos não foram renovados e que isso não dependia da emissora.

syfy3syfy5syfy6

A reportagem do Universo Who tentou contato com a assessoria da emissora, mas ela não se pronunciou até o momento da publicação desta matéria.

Antigos episódios continuarão na grade

A não renovação se aplica somente às novas temporadas e especiais de Doctor Who, ou seja, o SyFy continua tendo os direitos de exibição da 5ª à 10ª temporada, exceto pelo especial de Natal.

syfy4

Os fãs assinantes do canal pago não verão a regeneração do 12º Doutor para a 13ª Doutora na tela do SyFy, tampouco verão a 11ª temporada em 2018. Porém, os episódios até então publicados continuarão sendo reprisados.

Doctor Who na TV brasileira

SBT

Foi o SBT, por meio de distribuição da FOX, quem primeiramente transmitiu Doctor Who no Brasil, nos anos 90, com o filme do 8º Doutor, em versão dublada e transmissão livre, ou seja, gratuita, para todo território nacional.

Com exceção do filme, a série clássica nunca foi transmitida no Brasil.

People + Arts

A série moderna (lançada em 2005) chegou ao Brasil em 2006, quando a extinta emissora “People + Arts” (co-produzido pela BBC Worldwide) passou a transmitir a 1ª temporada.

O canal foi extinto e depois transformado em outro, continuando a transmissão de algumas séries em 2010, mas Doctor Who não entrou na nova grade.

TV Cultura

A partir de 2011, a TV Cultura trouxe Doctor Who de volta ao Brasil em difusão aberta. Essa foi considerada a “era de ouro de Doctor Who no Brasil”, por ter sido responsável pela massiva adesão de brasileiros ao fandom da série.

A TV Cultura transmitiu as 8 primeiras temporadas da série moderna, com várias reprises e horários diferenciados, sendo o principal deles das 20 às 21 horas, de segunda à sexta-feira. Após um pequeno hiato, voltou com a programação à 1 hora da madrugada. Em 2015, estreou a 8ª temporada, e logo após encerrou as transmissões de Doctor Who.

BBC HD

Enquanto isso, o canal pago BBC HD também transmitia a série, entre 2013 e 2015, transmitindo, inclusive o especial de 50 anos da série em 2013 (que também foi lançado nos cinemas brasileiros).

Porém, em 2015, a BBC HD é substituída no Brasil pelo canal BBC Earth, interrompendo a transmissão de Doctor Who.

SyFy

Desde novembro de 2016, o canal por assinatura SyFy trouxe a série ao Brasil a partir da 5ª até a 10ª temporada. No dia 24 de novembro de 2017, anunciou que não renovaria para novos episódios, mas que continuaria retransmitindo as temporadas cujos direitos de uso já foram comprados.

Netflix

Apesar de não ser televisão propriamente dita, a plataforma de vídeos on-line Netflix (paga) também transmitiu a série moderna de Doctor Who, da 1ª à 8ª temporada, entre 2011 e 2016, com os episódios especiais e alternando o catálogo de temporadas neste período.

Atualmente, no Brasil, apenas o spin-off Torchwood está por enquanto disponível na Netflix.

Looke

Desde 2016 até agora, outra plataforma on-line de vídeos para aluguel é a brasileira Looke, que dispõe as 9 primeiras temporadas da série moderna e os especiais de Natal de 2005 a 2013, além do especial de 50 anos. Porém, não estão no catálogo os especiais de Natal referentes às 8ª e 9ª temporadas, nem os imprescindíveis especiais do último ano do 10º Doutor (entre as 4ª e 5ª temporadas), que inclui a regeneração.

 

Textos: Djonatha Geremias (Universo Who)

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!
error
Fechar Menu