Arco 156 – Survival


Um recado do Matheus Carvalho: Em 2009, quando o Universo Who ainda estava em seu primeiro ano (ano de especiais de despedida do 10° Doctor!), Breno, o fundador do site, decidiu publicar dois arcos importantes do início da era do 4° Doctor: Robot, primeiro arco de Tom Baker no personagem, e Genesis of the Daleks, quando conhecemos Davros. Eu tinha assistido toda a série atual (até aquele ponto) pelo site, e como fã sem mais nada para ver, percebi que dois episódios de Robot ainda não estavam no site e me ofereci, sem qualquer experiência, para ajudar na tradução das legendas — fiz ali o terceiro episódio.

Um bicho me mordeu e decidi começar a traduzir os arcos da série clássica desde o começo. Naquela época, conseguir legendas em outros idiomas era difícil — me lembro bem de fuçar fóruns em espanhol procurando por qualquer coisa, em especial no caso das reconstruções. Tanto é que ao traduzir o primeiro episódio de An Unearthly Child, comecei a legenda do zero. Postei o arco num blog simples, o pessoal do UW aceitou republicá-lo.

Já no segundo arco, tive ajuda de outra pessoa. A cada arco novo, mais gente interessada em ajudar aparecia. Em 2010, acabei entrando no UW para publicar a série clássica, que se tornou a casa desse projeto tão especial para mim, o que me proporcionou tantas experiências incríveis.

Não conseguiria listar todo mundo que contribuiu ao longo dos anos, a quem sou muito grato, mas não poderia deixar de agradecer ao Felipe, que por anos conduziu tão bem esse projeto, até a sua conclusão.

Este arco foi exibido originalmente entre 22 de novembro e 6 de dezembro de 1989, tendo audiência média de 4,93 milhões. (mais…)

Arco 153 – Battlefield

Começando a última temporada da série clássica, temos a volta do Brigadeiro Lethbridge-Stewart, que não aparecia desde The Five Doctors. Infelizmente é a última participação dele na série principal, já que o ator morreu em 2011 e apenas apareceu no spin-off The Sarah Jane Adventures. Este arco foi exibido originalmente entre 6 e 27 de setembro de 1989, tendo audiência média de 3,65 milhões. (mais…)

Arco 151 – Silver Nemesis

Marcado pelos 25 anos de Doctor Who, este arco traz a palavra “silver” no nome por causa do “jubileu de prata” (quando alguém comemora 25 anos), então nada mais justo do que trazer os seres pratas da série, os Cybermen. Este arco foi exibido originalmente entre 23 de novembro e 7 de dezembro de 1988, tendo audiência média de 5,5 milhões. (mais…)