[Assista] No Natal, Moffat fará uma referência ao 1º arco dele, escrito em 2005

reference

Um rápido diálogo entre o capitão Jack Harkness e o 9º Doutor, escrito por Steven Moffat, será referenciado agora, mais de 12 anos depois, no próximo episódio especial de Natal.

Você consegue se lembrar desta cena?

Você é minha mamãe?

Foi em 2005, no primeiro arco que Steven Moffat escreveu, na 1ª temporada, quando o 9º Doutor e Rose conhecem o misterioso viajante Jack Harkness.

Trata-se de um arco duplo, que começa com “The Empty Child” e termina com “The Doctor Dances” e que ficou famoso por vários motivos, tais como:

… ter sido a primeira apresentação do capitão Jack,

jack

… ter surgido com a famosa e assustadora referência “você é minha mamãe?”

mommy

… e, claro, por ser a estreia do nosso roteirista mais amado-odiado de todos, Steven Moffat.

moffat

De roteirista a showrunner

Mesmo sendo apenas um roteirista dentre vários que compunham a equipe do então escritor-chefe e produtor-executivo (showrunner) Russell T. Davies, Steven se destacou em todas as temporadas dessa era RTD, a começar com:

… o arco duplo “The Empty Child/The Doctor Dances” na 1ª temporada,

bigben

… o episódio “The Girl in the Fireplace“, na 2ª temporada,

pompadour

… o preferido de todos, “Blink“, na 3ª temporada,

blink

… o especial “Time Crash“, com o 5º Doutor, no Children in Need 2007,

five

… e outro arco duplo que apresentou a futura esposa do Doutor, River Song, “Silence in the Library/Forest of the Dead“, na 4ª temporada.

river

Depois disso, RTD deixou a série e Steven Moffat, que já havia escrito para o 10º Doutor de David Tennant e para o 5º Doutor de Peter Davison, foi promovido a novo showrunner a partir da 5ª temporada, escrevendo para o 11º Doutor de Matt Smith, o Doutor da Guerra de John Hurt (falecido em 2017), o 8º Doutor de Paul McGann, o 12º Doutor de Peter Capaldi e o 1º Doutor de David Bradley.

Agora, após comandar 5 temporadas, Steven está prestes a sair e dar lugar ao novo showrunner Chris Chibnall. Porém, ainda falta um último episódio para Moffat: o especial de Natal 2017, “Twice Upon a Time“, que será também a despedida de Capaldi e vários outros membros da equipe de produção.

Esse especial de Natal está repleto de referências ao arco de 1966 “The Tenth Planet“, o último do 1º Doutor, interpretado originalmente pelo já falecido William Hartnell. Porém, por ser um episódio de despedidas, inclusive a do próprio showrunner, haverá algumas referências especiais.

E uma delas foi descoberta…

discovered

O Doutor dança

De volta ao primeiro arco de Steven Moffat na era moderna de Doctor Who, temos o 9º Doutor, de Christopher Eccleston, tendo suas primeiras impressões sobre o misterioso Jack Harkness, mas foi no episódio “The Doctor Dances” que nosso Senhor do Tempo revelou algo…

Relembre a cena (dublada):

Além de ser a primeira de muitas referências sobre o Doutor e bananas (sempre leve bananas a uma festa), ela não é a tal referência no especial de Natal…

banana

Também não é sobre nosso amado capitão Jack Harkness…

sadjack

É sobre a… a…

Fábrica de Armas de Villengard

Ou apenas sobre…

Villengard

Ainda não sabemos.

No entanto, o que sabemos é que Villengard será referenciada no próximo especial de Natal. A informação foi liberada com exclusividade pela Radio Times.

A equipe de reportagem visitou o set de filmagens de “Twice Upon a Time” e fez uma série de revelações leves, ou seja, sem “spoilers” importantes. Uma delas foi sobre Villengard.

Segundo a Tardis Data Core, Villengard é um local (não sabemos se cidade, planeta, empresa, etc.) no polêmico século 51, em que fábricas produziam armas muito perigosas, como o blaster sônico do capitão Jack.

blaster

Em algum momento, o Doutor visitou Villengard e causou uma interferência crítica no reator, o que culminou na vaporização total das fábricas.

DOUTOR: Blaster sônico, século 51. Fábricas de Armas de Villengard.

JACK: Você esteve nas fábricas?

DOUTOR: Uma vez.

JACK: Bem, elas já se foram, destruídas. O reator principal ficou crítico. Vaporizou tudo.

DOUTOR: Como eu disse, “uma vez”. Há um bananal por lá agora. Gosto de bananas. Bananas são boas.

Pela forma confiante com que o Doutor falou sobre isso, tudo indica que ele agiu de forma proposital, para colocar um fim na produção de armas.

Eventualmente, no local onde as fábricas foram destruídas, acabou nascendo ali um bananal… e assim começa a relação do Doutor com as bananas…

banana2

Com essa sutil referência a Villengard, Steven Moffat encerrará seu último episódio com uma referência ao seu primeiro arco, doze anos depois.

Tomara que ele também faça outras referências, porque nós whovians amamos aquela nostalgia nas despedidas!

Nossa Teoria

Como bons whovians que somos, não poderíamos deixar de… teorizar!

linda

Sabemos que o “Doutor-Moffat” costuma reaproveitar estratégias de batalha e vitórias em diferentes episódios e arcos que escreve (especialmente usando o recurso dos paradoxos).

Portanto, podemos supor que o Doutor, em algum momento oportuno, lembrará da forma como destruiu as fábricas de armas de Villengard: sobrecarregando o reator a um nível crítico até que tudo seja vaporizado.

E no 2º trailer de “Twice Upon a Time” (lançado esta semana), vimos ambos os 1º e 12º Doutores pulando fora de algum lugar relacionado aos vilões do episódio, as “pessoas de vidro”, como se tivessem aprontado alguma coisa ali e agora estariam fugindo por suas vidas.

E em outra cena do mesmo trailer, vemos o 12º Doutor já a uma distância segura assistindo à explosão de algum tipo de satélite artificial.

Sequência 01_11

Nossa teoria é que ele possa ter sobrecarregado o reator dessa nave causando a explosão dela.

Ele já havia tentado isso antes (a princípio) no episódio “Smile“, da 10ª temporada, lembram?

smilepeak

E agora? Será que é isso? Qual sua opinião? Deu saudade?

Diga para nós aqui nos comentários!

E que venha a 13ª Doutora!

 

Texto: Djonatha Geremias (Universo Who)

Nos acompanhe e curta nosso conteúdo!
error
Fechar Menu